birkin

birkin bag

Há diversas versões para a história da criação da Birkin Bag, que ao lado da Kelly Bag e dos lenços de seda se tornou um grande ícone da Hermès. Uma das versões, contada pela escritora Dana Thomas em seu livro Deluxe: How Luxury Lost Its Luster, diz que a cantora Jane Birkin sentou-se próxima ao CEO da Hermès, Jean-Louis Dumas, num vôo entre Paris e Londres em 1984, quando ela abriu sua agenda Hermès e várias anotações cairam no chão. Dumas teria levado sua agenda e a devolvido depois de algum tempo, com um bolso costurado na parte de trás (que se tornou padrão). Birkin conversou com Dumas sobre sua dificuldade em encontrar uma bolsa de couro espaçosa e descreveu o seu ideal. Pouco depois, o modelo que ela descreveu chegou a seu apartamento com um bilhete de Jean-Louis Dumas.
Jane Birkin declarou certa vez que a fama da bolsa tinha ultrapassado a sua própria: “Agora, quando minha filha (a atriz Charlotte Gainsbourg) vai para a América, eles perguntam-lhe se ela é a filha da bolsa.”

birkin bag VB

Nos últimos anos a bolsa ficou cada vez mais conhecida (e desejada) por causa do grande número de celebridades que a usam (dizem que Victoria Beckham tem uma coleção com cerca de 100 Birkins em diferentes cores e tipos de couros e ganhou uma em crocodilo e diamantes no último Natal – a bolsa branca da última foto acima) e pela dificuldade de adquirir uma, não apenas pelo preço (entre cerca de U$9.000,00 a U$148.000,00 – a Birkin de couro de crocodilo com diamantes) mas também pelas lendárias listas de espera. Na quarta temporada do seriado Sex and the City a personagem Samantha briga com Lucy Liu (interpretando ela mesma) por comprar uma Birkin Bag em seu nome, fingindo que a bolsa era para a atriz (e por isto “furando a fila”).

jane_birkin

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s